A Psicopedagogia teve início em Teresina a partir de 1986, no Centro de Orientação Especializada - COEPI, uma clínica-escola que oferecia educação escolar para alunos com deficiência (crianças especiais), formação profissional para professores e profissionais afins e atendimento clínico. Em 1995, o Centro de Orientação Especializada firmou uma parceria com a Escola de Psicopedagogia do Ceará - EPCE, trazendo para Teresina o primeiro curso de Especialização em Psicopedagogia. Em 1998, a parceria EPCE/COEPI já estava formando a 4ª turma de especialização quando, com a aprovação do Projeto de Lei nº 3.124/97, junto à Primeira Comissão, que é a de Trabalho, de Administração e Serviço Público, recebeu orientação da ABPp Nacional para a extinção dos cursos livres para formação dos Especialistas em Psicopedagogia, passando, logo em seguida, a responsabilidade de certificação para a União Cearense de Ensino Superior - UNICE.

Em reunião do Conselho da ABPp Nacional, realizada em 29 de março de 2003, por unanimidade, foi criado o Núcleo Teresina. Já oficial, "ABPp PI - Núcleo Teresina" promoveu, em março de 2004, o II Encontro de Psicopedagogia do PI. Em 2006, promoveu o III Encontro de Psicopedagogia do PI, enfocando as diversas áreas da psicopedagogia. Em 2007, foi realizado o IV Encontro de Psicopedagogia, contando com a presença das professoras Laura Monte Serrat Barbosa (PR), Marisa Pascarelli Agrello (CE) e Galeára Matos França Silva (CE). Buscando cumprir as metas para a promoção do Núcleo em Seção, neste evento, também foi oficializado o Projeto Social "Aprender a ler, escrever e educar-se melhor" - ALEEM, sob a coordenação do Núcleo Teresina, que permaneceu por cinco anos sob a gestão da sua fundadora, a Psicopedagoga Amélia Rio Lima Costa. Em 2009, a ABPp Nacional oficializa a passagem do Núcleo Teresina em Seção Piauí, e, em Assembleia Geral, a Psicopedagoga Amélia Rio Lima Costa foi eleita presidente para a primeira gestão no período de 2009 a 2011.

O triênio 2011 a 2013 foi marcado por uma gestão de ações significativas, pela diversidade de atividades realizadas. Com o objetivo de realizar um projeto social (Colmeia do Aprender), a Presidente Joyce Barbosa Pádua e sua gestão idealizaram uma "ABPp comprometida com a Ética, o Saber e o Sujeito que aprende", destacando o trabalho de cada membro da Diretoria. "Quando recebemos a Seção-Piauí, refletimos como representar esta honrosa missão e escolhemos para o nosso propósito a Psicopedagogia como: A árvore da Vida, o Ipê, bem característico de nossa região, com suas flores amarelas, representando a energia desse grupo, com o desejo de realizarmos um trabalho de compromisso, acolhimento, humanização e partilha, onde o SER, o FAZER, e o SABER da Psicopedagogia nos despertava e encantava" (Joyce Pádua). A gestão priorizou a participação nas reuniões da ABPp Nacional, para tornar o trabalho eficiente e de compartilhamento. Uma das primeiras decisões foi buscar um espaço próprio, para que os associados se sentissem pertencentes e pudessem ter vez e voz nas ações. A inauguração da nova sede da Seção Piauí aconteceu com o "Chá Psicopedagógico", para que todos tomassem conhecimento dos objetivos e compromissos. Dentre os trabalhos desenvolvidos, foi criado o Grupo de Estudos "Me faz Bem" onde quinzenalmente aconteciam os encontros presenciais, atividades e trabalhos para integração e crescimento dos associados. Foram realizadas visitas às Instituições de Ensino que ofertavam o Curso de Especialização em Psicopedagogia, ampliando de modo significativo o número de associados. Os encontros anuais foram ampliados e instalou-se a cultura de participação dos associados do Piauí nos eventos regionais e nacionais.

    Foi uma gestão de muito trabalho, envolvimento, desafios e realizações, em que o slogan era "ABPP-PI sintonizada em Você", como símbolo das mãos que trabalham. A gestão foi finalizada com o V Encontro Nordeste de Psicopedagogia e o X Encontro de Psicopedagogia do PI. Uma diretoria gratificada com o trabalho, com o caminho percorrido juntos e com o crescimento de nossa árvore, a qual disseminou com os frutos da Psicopedagogia, plantando em cada coração a semente do amor, da paz e da aprendizagem. A terceira gestão foi de dois anos (2014-2015) e teve à frente a Psicopedagoga Maria Alice de Santana Resende, que marcou as suas ações procurando garantir o fortalecimento da ABPp-Seção PI através de atividades pautadas no código de ética e nas diretrizes da ABPp Nacional. Foi realizado um trabalho de resgate de associados e obtenção de novos; ampliação de parcerias com empresas e instituições fornecedoras de produtos e serviços, em prol de benefícios aos associados, bem como o fortalecimento da atuação da Seção-PI nos municípios do Estado, ampliando o campo de atuação com a Caravana Psicopedagógica, incentivo à pesquisa/produção científica.

    Com a renúncia da Presidente da gestão anterior, Cristina Maria de Sousa Miranda assume a Seção-PI de 2016 a 2019, com o objetivo de agregar associados dando-lhes suportes informativos e administrativos no que se refere à Psicopedagogia, procurando reativar o grupo de estudos e consolidar o projeto social "Colmeia do Aprender", com atendimento a crianças, adolescentes e jovens da rede municipal e estadual de Teresina. Foram realizados encontros, simpósios, oficinas, palestras e jornadas psicopedagógicas. A gestão foi marcada pela tramitação do projeto de lei que insere o Psicopedagogo na rede Estadual de ensino, para homologação do Governador do Estado. A perspectiva apresentada é que, através da ABPp, a futura gestão tivesse mais autonomia e fosse mais atuante no que se refere à qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelos Psicopedagogos.

   A gestão 2020-2022 teve como Presidente Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, que iniciou suas atividades com muitos desafios relativos ao resgate de associados. Com a sua equipe gestora, elaborou um plano de trabalho estruturado, sendo surpreendida com a Pandemia mundial, uma vez que o distanciamento social foi decretado pela Organização Mundial de Saúde - OMS e demais órgãos locais. No entanto, como piauienses, fortes e resilientes que somos, definimos como lema da Gestão: Seja como o girassol: volte-se sempre na direção do sol, deixando as sombras atrás de você. Faça um esforço contínuo para ser feliz e se dar bem nas suas tarefas. Assim, realizamos grupos de estudos de forma remota, onde aos poucos fortalecemos os laços com os nossos associados por meio das redes sociais e demais ferramentas tecnológicas.

   Na gestão 2023-2025, assumiu a Gestão da ABPp PI, a Presidente Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote e Benilde Ferreira de Assunção Farias como vice-presidente. Uma gestão marcada por ações e mudanças bastante significativas, dentre elas: Mudança da logomarca: representada por três peixes e um sol, com a seguinte descrição: O nome Piauí é derivado do tupi-guarani, e significa “rio dos piaus”, peixe característico do maior rio perene do Nordeste, o Parnaíba. Na Psicopedagogia, a representação dos peixes caracteriza o movimento que estes fazem, ao nadarem contra as águas para a desova. São, portanto, a essência da atividade psicopedagógica, que é o nascimento de possibilidades, apesar dos desafios apresentados. O sol representa o clima característico do Piauí, pelo acolhimento, iluminando o caminho em prol da aprendizagem humana. Destaca-se o fortalecimento do Grupo de Estudos Tecendo Saberes e modificações na organização e efetivação do Projeto Social Colmeia do Aprender, passando a ser na perspectiva institucional, objetivando atender a necessidade de forma mais abrangente e de caráter preventivo, com ênfase na leitura e na escrita, conforme demandas das instituições parceiras. Inicialmente, na instituição: Escola Municipal de Tempo Integral “Murilo Braga” na Rede Municipal de Teresina – PI. Sabemos que o ser humano possui uma capacidade incrível de criar, de se reinventar. Portanto, a ABPp Seção Piauí pretende continuar essa linda história, de acordo com as condições possíveis e viáveis para cada vez mais contribuir com desenvolvimento do nosso estado e país, acreditando que “O sol nunca vai embora para quem tem alma de girassol”. Avancemos!


Nossos Objetivos

Promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação de seu território, ou seja, no Estado do Piauí, por meio da realização de debates, reuniões, conferências, cursos, seminários, congressos e eventos de âmbitos regional, nacional ou internacional, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados;

Legitimar e/ou reconhecer os profissionais qualificados para o exercício da Psicopedagogia como sendo aqueles que atendam aos seguintes critérios: ser graduado ou pós-graduado em Psicopedagogia, por instituições devidamente autorizadas pelos órgãos públicos, de acordo com a legislação vigente; que atendam ao perfil de formação defendido pela ABPp - Seção Piauí e Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp, que busquem formação continuada, supervisão e terapia pessoal e/ou didática;

Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no âmbito de atuação de seu território, ou seja, no Estado do Piauí, visando o aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade.

Visão e Valores

Prezamos pelo acolhimento e valorização dos(as) associados(as) e parceiros(as), pela excelência das atividades propostas, atitudes íntegra, ética, proativa e zelo pela inovação e transparência.

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

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